7. Família Admoestada
Família Admoestadas
“Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.” 1 Timóteo 1:5
Existe uma frase interessante que diz: "a educação vem de berço". Essa frase não pode ser considerada uma utopia, mas sim algo real, necessário para construir famílias saudáveis. Os filhos sempre serão reflexos dos seus pais e desenvolverão o seu caráter com base naquilo que ouvem e veem da figura paterna e materna. Se os pais têm o temor do Senhor, o princípio da sabedoria, terão filhos bem admoestados e bem aconselhados que estarão no bom caminho para fazer o uso do seu livre arbítrio.
Analisando o texto de 1Timóteo 1:5, podemos notar um ensinamento saudável do Apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo. Naquela época, o apóstolo tinha um carinho especial por esse rapaz, a ponto de considerá-lo um filho. Os pais sempre desejam o melhor para seus filhos, e somente no temor do Senhor é possível construir uma família saudável.
No contexto desse verso, Paulo orientou o jovem Timóteo a seguir firme nos princípios; a não perder tempo com certas fábulas às quais alguns deram ouvidos, desviando-se da fé e se tornando-se analfabetos funcionais da Palavra de Deus, esquecendo-se do que realmente importa.
Nesse trecho bíblico conseguimos extrair algumas lições para a construção de uma família consistente nos princípios de Deus:
1 - Se apegar a Palavra de Deus
Esse apego pode ser fortalecido através do culto familiar;
2 - Buscar o verdadeiro Amor
A Bíblia diz que o verdadeiro amor não se baseia apenas em mero sentimentalismo, mas o amor se resume a um único ser: Deus. Por isso a Palavra diz que "Deus é Amor". Só através dessa busca por Deus a família estará unida.
3 - Buscar a pureza do coração
Através do apego à Palavra de Deus e da busca pelo amor verdadeiro, os membros da família constroem, em seu íntimo, um coração puro e inabalável, o que contribui para uma consciência mais saudável.
4 - Praticar a fé sem hipocrisia
A sinceridade diante de Deus, sem hipocrisia, é algo de extrema importância para que os membros da família sejam sinceros uns com os outros, ainda que a verdade seja dolorosa. Não construa máscaras em seu casamento e na criação dos filhos. A hipocrisia é um veneno perigoso que corrompe o caráter e desintegra diversas famílias.
Sim, a educação vem do berço, mas deve ser construída sobre princípios e no temor do Senhor. Uma família consistente sempre será aquela que se apega à Palavra de Deus, busca o verdadeiro amor e a pureza de coração, e pratica uma fé sem hipocrisia.
O lar deve ser tudo quanto está implícito nessa palavra. Deve ser um pequeno Céu na Terra, um lugar onde se cultivem as afeições em vez de serem estudadamente reprimidas. Nossa felicidade depende do cultivo do amor, da simpatia e da verdadeira cortesia de uns para com outros (Testemunho para a Igreja, vol. 3, p. 539).
Autor
Pr. Julio Mendes