top of page

8. Família em Naufrágio

Famílias em Naufrágio

 

“Apegue-se à fé e mantenha a consciência limpa, pois alguns rejeitaram deliberadamente a consciência e, como resultado, a fé que tinham naufragou.” 1 Timóteo 1:19

Quando paramos para pesquisar sobre os naufrágios que já ocorreram, sem sombra de dúvidas o mais famoso, entre tantos, é o do Titanic, que inclusive inspirou um filme vencedor de 11 Oscars. Sobre a história desse famoso navio, uma matéria da revista Exame diz o seguinte: "Há mais de um século, o Titanic tornou-se protagonista de uma das tragédias mais marcantes da história da navegação mundial. Saindo de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, o imponente navio, pesando 46 mil toneladas e com 269 metros de comprimento, teve seu destino trágico selado a cerca de 600 km do Canadá, onde seu casco foi partido ao meio por um iceberg, apenas quatro dias após o início da viagem, em 1912. Na fatídica noite de 14 de abril, o naufrágio do Titanic, mesmo após sinais de socorro em código Morse ("CQD" seguido pelo universal "SOS"), resultou na perda de 1,5 mil vidas. As mensagens alcançaram outros navios e estações de rádio na Europa, desencadeando um resgate que persistiu até as 8h30 do dia 15, quando 705 sobreviventes foram transferidos para terra firme por botes salva-vidas." Lendo parte dessa matéria, refleti no texto de 1 Timóteo 1:19. Analisando o aconselhamento de Paulo para seu filho na fé, notei que ele alertava o jovem a tomar cuidado contra o maior naufrágio que já ocorreu na história desse mundo: a queda do homem por conta do pecado.

 

Nesse “pacote” chamado pecado, estão inclusos alguns itens que infelizmente afundam diversas famílias ao redor do mundo, tais como:

1 - Rejeição de uma boa consciência

A natureza do homem é má desde o momento do nascimento e na ausência de uma boa orientação baseada na Palavra de Deus, se formam famílias disfuncionais, imersas nas garras da iniquidade.

2 - Rejeição da Comunhão com Deus

Deixar de lado a comunhão com Deus pressupõe uma tendência à desestruturação e ao naufrágio familiar, até mesmo para aquelas famílias que já conhecem a mensagem da Cruz.

3 - Deixar a fé naufragar

“Lutar sempre e desistir jamais" nunca fez tanto sentido como neste momento da história do mundo. Apesar das provas e tentações que famílias cristãs passam em seu cotidiano, o segredo é jamais desistir e persistir na fé.

 

Uma família que permite que sua fé se desvaneça e desiste de lutar pela causa de Deus está, essencialmente, recusando o bote salva-vidas em meio à tragédia. Podemos considerar esse bote salva-vidas como sendo Jesus, enquanto as famílias se veem imersas nas artimanhas do Inimigo de Deus.

Não há nada mais triste do que rejeitar este bote! Assim como na tragédia do Titanic, em que poucos conseguiram ser salvos, muitas das pessoas ficarão perdidas. O bote salva-vidas (Jesus) está disponível todos os dias para resgatar você e sua família. No entanto, se serão resgatados para a eternidade dependerá da escolha de cada um. Pense bem e permita Deus agir!

Autor

Pr. Julio Mendes

bottom of page