9. Família Libertas

Famílias Libertas
"Ele deu sua vida para comprar a liberdade de todos. Essa é a mensagem que foi entregue ao mundo no momento oportuno." 1 Timóteo 2:6
Você conhece o significado da palavra liberdade? Segundo o dicionário Oxford essa palavra tem algumas definições:
1. Grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal.
2. Conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
Apesar deste conjunto de definições, muitos continuam em busca da tão sonhada liberdade, porém todos, de alguma forma, são aprisionados por algo. E no contexto das famílias, isso não é diferente, pois existem aquelas que lutam para se libertar de dívidas, desemprego, vícios, doenças ou infidelidade. A lista parece interminável, sempre há algo que prende você e sua família, não é mesmo?
Como pastor, já me deparei com situações em que a satisfação do marido, esposa ou filhos é não chegar cedo em casa ou permanecer por muito tempo fora de casa, pois o lar é visto como um lugar de opressão. Isso também é uma realidade para você? Lendo o texto de 1 Timóteo 2:6, pude compreender que a única maneira das famílias alcançarem a tão sonhada liberdade daquilo que as oprime está em Jesus.
Quando Ele deixou seu trono de perfeição para assumir a forma humana, sofrer o escárnio da maioria das pessoas e ser crucificado, isso não foi em vão. O sacrifício de Cristo foi para a a salvação e liberdade de todos aqueles que nele creem. Você acredita na história da Redenção? Acredita que a total entrega de Cristo foi por você e sua família?
O Apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo, nos deixou algumas lições nesse verso:
1. Cristo deu a vida para comprar a nossa liberdade
Antes mesmo da origem da iniquidade, um plano de Salvação foi elaborado pela Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), pois todas as famílias seriam escravizadas por esse mal. Para conceder liberdade, Ele deu sua vida, morrendo em nosso lugar. Como está escrito: “Pois sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados."
2. A mensagem da Cruz foi entregue no tempo certo
Muitas são as profecias contidas no Antigo Testamento sobre a vinda do Messias prometido para esta terra, descrevendo seus sofrimentos, morte e ressurreição. Tudo isso aconteceu no tempo certo, momento certo e hora certa. O interessante é que as profecias não se encerram aí; tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, há diversos textos proféticos sobre o retorno de Jesus para resgatar as famílias que sinceramente se entregarem a Ele.
Quando paramos para refletir que, mesmo em tempos difíceis e desprovidos de esperança aos olhos humanos, ainda existe liberdade para todas as famílias na terra, isso traz paz e alívio para corações escravizados pelo pecado. Nossa única verdadeira liberdade é encontrada em Deus. O plano de salvação foi elaborado e executado para que “todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Qual é a sua escolha e a escolha de sua família? A luz ou as trevas? A grande esperança em Cristo ou o desespero? A liberdade ou a escravidão?
Independentemente da sua escolha, a Bíblia contém 2500 promessas de que Jesus voltará para pôr fim a este mundo obscuro. Use seu livre arbítrio para fazer a melhor escolha; que sua escolha seja o caminho da luz e da liberdade em Cristo Jesus.
Autor
Pr. Julio Mendes