1. Herança
“A pessoa de bem deixa herança para os filhos de seus filhos”. Provérbios 13:22 NVT.
“Pois a riqueza não dura para sempre e pode ser que a coroa não passe para a geração seguinte”. Provérbios 27:24 NVT.
Está mais do que provado que a influência do lar é fundamental. Os filhos irão carregar uma herança boa ou má. A forma como lidamos com os recursos que Deus nos deu vai impactar muito mais na vida dos filhos do que o valor ou soma deixados. Por isso, os filhos precisam ver nos pais os exemplos de gestão para que eles continuem crescendo. O clássico livro “Pai rico, filho nobre, neto pobre”, de autoria de Fernando Veríssimo, aponta que a prosperidade não está no montante herdado, mas em como lidar com essa herança.
Deus repreende e chama de infiéis aqueles que só se preocupam com o montante da herança. “Pedis e não recebeis porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres”. Tiago 4:3. Assim foi com o filho mais moço da parábola contada por Jesus: o filho pródigo.
Alguns conselhos para potencializar a herança:
MORDOMOS. Ensine aos filhos que Deus é o Dono de toda a riqueza e nós somos seus administradores, como mordomos fiéis. Filhos de pais fiéis a Deus prosperam mais. Quando Deus vê fidelidade, Ele coloca mais.
GESTORES. Que seus filhos o vejam como um bom gestor, pois não só guarda, mas também faz os recursos crescerem. Estude sobre finanças, sobre investimentos e desenvolvimento da sua renda. A diferença entre um gestor sábio e um insensato é se os recursos aumentam a cada mês ou vive num rolo sem fim.
HONESTIDADE. Que os filhos tenham alegria de falar da prosperidade dos pais e que essa prosperidade não venha de métodos duvidosos.
TRABALHO. Que os filhos vejam o trabalho como fonte de prosperidade. A geração atual está em busca de realização sem sacrifício, prazer sem preço. Acredite na força do trabalho com inteligência e dedicação.
DÍVIDAS. Há famílias afundadas em dívidas para manter uma aparência, pois gastam mais do que ganham e gastam mal. Deus tem sido desonrado com famílias endividadas e infiéis na devolução do que é sagrado. Isso é uma desastrosa herança para as próximas gerações.
BOLHA. Fure a bolha e saia para experimentar as coisas grandes que Deus tem para você. Sonhe grande e respeite o processo para que seus filhos recebam a melhor herança. Aprenda a gastar menos, ganhar mais e investir melhor.
Perguntas:
-
Como está sua fidelidade com Deus? Deus é honrado com o que ele colocou na sua mão?
-
Você tem administrado os recursos com sabedoria ou insensatez?
“Corações agradecidos e bondoso olhar são mais valiosos do que riqueza e luxo; e o contentamento com as coisas simples tornará o lar feliz se nele existir o amor”. Testimonies, vol. 4, p. 621.
Autor
Onésimo Queiroz